
Confira os mais importantes cuidados dermatológicos com dermocosméticos que ajudam na prevenção dos sinais o envelhecimento e na manutenção de uma pele saudável. Importante lembrar que, para se ter bons resultados a disciplina e a frequência de uso dos produtos é fundamental.
PROTEÇÃO SOLAR
A radiação solar ultravioleta é a maior responsável pelas alterações moleculares que levam aos sinais de envelhecimento. Por isso evitar a exposição solar direta e usar protetores solares regularmente é a base da prevenção e do tratamento.
Vale lembrar que, hoje em dia, os filtros solares podem vir associados a ativos que auxiliam na prevenção do envelhecimento da pele. Veja aqui alguns tipos de protetores não convencionais que podem te auxiliar em alguma demanda específica.
ANTIOXIDANTES TÓPICOS
Ajudam a minimizar os danos causados pela exposição solar, poluição, estresse, entre outros agentes agressores. A vitamina C tópica é dos mais estudados e conhecidos porém existem várias outros compostos antioxidantes. Dentre eles também destacam-se:
- Vitamina E
- Polifenóis do chá verde
- Ácido ferúlico
- Resveratrol
- Ácido cítrico
- Coenzima Q10
HIDRATANTES
A pele desidratada tem como característica a perda de elasticidade, o que pode levar à visualização de rugas finas e piora da flacidez. Uma pele hidratada tem uma aparência com menos linhas, mais viço e textura suave.
Dentre os principais ativos estão o ácido hialurônico, a glicerina, as ceramidas, ácidos graxos, aminoácidos, dentre outros.
ÁCIDOS
O uso de ácidos tem vários benefícios para a pele, dentre eles:
- a ação esfoliante
- estimular a renovação celular e a produção de colágeno
- reduzir a oleosidade
- diminuir a aparência dos poros das rugas finas e de manchas
Por seu potencial irritativo, o uso deve ser criteriosamente selecionado pelo dermatologista. Destacam-se alguns ácidos com seus diferentes benefícios:
- Ácido Retinóico
- Alfa-hidroxiácidos
- Beta-hidroxiácidos
- Poli-hidróxiácidos
Lembre-se: cada procedimento tem um foco principal e para um tratamento harmônico e com efeitos no longo prazo, o ideal é um plano de tratamento, a ser realizado ao longo do tempo e que contemple as diferentes necessidades da sua pele.
Para saber um pouco mais sobre como os procedimentos estéticos podem te ajudar neste processo de envelhecimento, clique aqui.