Especialmente as mães de meninas conhecem a cena: filha vê a mãe se arrumando e quer viver o mesmo ritual, e é tudo tão bonitinho que é irresistível. Sendo uma situação única não há problemas mas o uso rotineiro de cosméticos de adultos por crianças não é recomendável. Alguns produtos podem possuir substâncias que atuam como desreguladores endócrinos, simulando ou antagonizando hormônios, tendo impacto na saúde e no neurodesenvolvimento infantil.

Os principais desreguladores endócrinos encontrados nos cosméticos são os PARABENOS (ácido p-hidroxibenzóico), presentes principalmente em esmaltes, sabonetes e xampus; e os FTALATOS, compondo a fórmula de cremes, desodorantes e protetores solares.

Muitos produtos se posicionam como livres de PARABENOS, porém sobre os FTALATOS, ainda não há informação nos rótulos. A exposição contínua e o acúmulo destas substâncias no organismo pode levar a distúrbios de obesidade, da tireóide, diminuição dos níveis de testosterona e puberdade precoce.

Gestantes e crianças são as populações mais vulneráveis. Cosméticos desenvolvidos para crianças, como maquiagens e esmaltes, devem ser facilmente removidos em ÁGUA. Além disso, eles podem ser acrescidos de substâncias que conferem gosto amargo para evitar de serem levados à boca. Prefira esses produtos.

Para evitar os riscos com a saúde e segurança de filhos, sobrinhos e seus coleguinhas, procure consumir produtos que tenham descrito no rótulo a ausência de PARABENOS.