
A oleosidade da pele e cabelo é uma queixa frequente, pois é uma característica muito comum dos brasileiros. Além do aspecto muito brilhoso, pode ser um fator predisponente à ocorrência de acne e dermatite seborreica. Pessoas de pele e/ou cabelos oleosos podem cometer alguns erros, que comprometem ainda mais a saúde da pele e dos cabelos como, por exemplo:
Lavar e/ou esfoliar a pele com muita frequência, o que causa um efeito rebote. O ideal é lavar o rosto, no máximo, duas vezes ao dia e esfoliar, uma vez por semana. Um sabonete adequado também pode ajudar.
Fazer luzes nos fios para ressecar os cabelos muito oleosos. Com essa medida, não se trata a oleosidade em si e ainda promove-se um dano ao fio. As luzes podem ser feitas, mas pelos motivos certos.
Não usar hidratante ou protetor solar por achar que pioram a oleosidade. Os dermocosméticos têm evoluído bastante criando produtos adequados. Conseguem, inclusive, até certo grau, controlar a oleosidade.
Para pessoas com quadros mais graves ou repercussões mais importantes, o tratamento medicamentoso é o único capaz de realmente solucionar o problema. Somente dermatologista pode auxiliar nestes casos.
Fotos Freepik: @tirachardz, @prostooleh e @jcomp.