O colágeno é a chave para a manejo do envelhecimento e para a melhora do aspecto da pele. Como muitos já entenderam este “segredinho” dermatológico, há uma procura grande pelo estímulo do colágeno, que pode se dar de várias maneiras. Veja Algumas dicas para manter ou estimular esta proteína fundamental para a saúde e beleza da nossa pele:

PROTEÇÃO SOLAR

A radiação ultravioleta é o principal agente ambiental na degradação do colágeno da pele.

ALIMENTAÇÃO

Equilibrada, sem grandes restrições a nenhum grupo alimentar. As proteínas, verduras, legumes e frutas são grandes amigas do colágeno.

PROCEDIMENTOS

Os procedimentos realizados na pele, seguindo um cronograma programado pelo dermatologista, são a forma mais eficiente de se estimular a produção de colágeno.

Os mais eficazes para isso são: os bioestimuladores de colágeno (injetáveis), o ultrassom microfocado, os lasers fracionados ablativos e não-ablativos, os fios de PDO e a radiofrequência microagulhada.

SUPLEMENTAÇÃO

Não faz parte da prescrição habitual e reservo para pacientes em programas de tratamento de estímulo de colágeno e que possam ter algum fator que dificulte a produção, como por exemplo, os vegetarianos.

Fotos Freepik: @wirestock, @valuavitaly e @FP_atkwork