Pintar os cabelos é a uma atitude de muitas mulheres ao observar os primeiros fios brancos. E está tudo bem, mas é importante entender que mesmo as tinturas ditas mais naturais demandam alguns cuidados a mais com os fios. A seguir, algumas dicas.

Se você nunca pintou os cabelos e tem vontade de começar, dois testes trazem mais segurança ao procedimento:

  • Prova do toque: aplicação de uma quantidade de coloração no antebraço para avaliar se surgem sintomas irritativos ou alérgicos.
  • Teste de mecha: aplica-se a coloração na extensão de fios na parte de traz, onde fica menos visível. Com isso, avalia-se como o cabelo reage a tintura, se ele se danifica com o procedimento e se a tonalidade está de acordo.

Cabelos muito danificados, as vezes por outros procedimentos, como alisamentos, devem ser tratados antes de realizar a pintura.

Tonalizantes cobrem de 30-70% dos fios brancos. Quando a frequência de uso aumenta muito, é melhor mudar para o uso das tinturas permanentes. O dano ao fio será menor.

Os sprays de retoques de raiz são opções interessantes para prolongar os intervalos entre as sessões de tintura.

E lembre-se sempre: todo cabelo submetido a químicas demandará mais cuidados de hidratação, nutrição ou restauração capilar. Converse com seu cabeleireiro ou terapeuta capilar.

Fotos Unsplash: @pressfoto, @matheusferrero, @omidarmin e @thinkmagically