
Os ácidos são muito importantes em vários tratamentos dermatológicos, como no manejo do envelhecimento, da acne, do melasma, entre outros. Porém muitos pacientes não toleram o uso, e muitas vezes, isso está associado a vários erros nos cuidados de skincare. A seguir, como se adequar melhor para não dispensar essa ferramenta tão importante dos seus tratamentos:
LIMPEZA
A limpeza facial deve ser feita de forma suave. O sabonete errado pode ser o motivo pelo qual o ácido não está sendo tolerado
HIDRATAÇÃO
A pele não adequadamente hidratada reage mais aos ácidos. Eu sempre oriento usar o hidratante no rosto e esperar em torno de 15 minutos para aplicar o ácido.
QUANTIDADE
Muitas vezes, na tentativa de obter um resultado mais rápido ou simplesmente, pela falta de conhecimento, a aplicação de camadas mais espessas de ácido, levam a vermelhidão, irritabilidade e ressecamento da pele.
ASSOCIAÇÃO DE PRODUTOS
Os demais produtos da rotina de skincare devem ser adaptados ao uso dos ácidos.
E agora dois lembretes importantes:
• O uso de filtro solar e de medidas de proteção ao sol é mandatório para quem vai adotar os ácidos na rotina. Existem alguns protetores específicos, que podem ser mais indicados (e práticos) para algumas situações.
• A descamação NÃO significa que o produto está funcionando. É sim, um efeito colateral.