O impulso de comprar (principalmente on-line) produtos que prometem resolver todos os seus problemas dermatológicos sem uma orientação adequada acontece bastante. Resultado: produtos inadequados, que não funcionam ou podem piorar certas condições.

As indicações de um dermatologista são valiosas e trazem segurança, além do levantamento de possíveis procedimentos e tratamentos mais eficientes e benefícios que eles podem trazer. Muitas vezes pechinchas podem acabar em desperdício de dinheiro ou prejuízos à sua saúde. Fique de olho nas situações a seguir, que servem para produtos dermocosméticos e também haircare.

Comprar um produto que viu indicado na internet, sem saber se aquilo tem alguma coisa a ver com as suas necessidades. Ex.: xampos low-poo em pessoas com couro cabeludo oleoso.

Adquirir um produto adequado, mas que em associação com outros, faz um tratamento inadequado. Ex.: associar algo para controle de oleosidade com um sabonete e tônico muito adstringentes. Resultado: pele muito sensibilizada.

Confiar em fontes de informação suspeitas. Amo a internet mas uma curadoria precisa do que você lê ou assiste é fundamental. Tem muita gente que fala sem saber o que está dizendo, outras falam sem nenhum embasamento científico e outros que são pagos para falar sobre uma marca…

Comprar um milhão de produtos na internet e não seguir uma rotina, uma disciplina de uso diário. Resultado: dinheiro jogado fora!

Comprar um produto adequado para a sua pele, porém de efeito insuficiente para aquele momento. Ex.: creme anti­vermelhidão quando a rosácea é inflamatória e precisa de medicação via oral. Resultado: frustração pela ineficiência.

Comprar um produto para tratamento de uma condição que só se resolve com procedimentos.

Fotos Freepik: @8photo, @gpointstudio, @prostooleh, @wavebreakmedia_micro, @garetsvisual e @zinkevych