
As estrias são um problema que preocupam muitas mulheres durante a gravidez e no pós-parto. De fato é muito comum, mas você pode combater esse mal ficando atenta principalmente à alimentação. Manter o ganho de peso equilibrado durante a gestação é uma maneira importante de se previnir as estrias além de trazer outros benefícios para a saúde geral da mãe e do bebê. E se mesmo assim for acometida, existem tratamentos depois do parto para ajudar na recuperação da pele.
ALIMENTAÇÃO
Manter uma alimentação saudável, sem restrições calóricas, associada à prática de exercícios físicos regulares e liberados pelo obstetra é o melhor caminho.
HIDRATAÇÃO
O uso de hidratantes na prevenção de estrias vem sendo questionado por revisões científicas recentes. No entanto, como há muitos outros benefícios de uma pele bem hidratada, eu continuo a prescrevê-los rotineiramente para minhas pacientes grávidas. Lembrando que, a ureia, um ingrediente comum em muitos produtos, não deve ser usado nessa fase da vida.
CREMES ANTI-ESTRIAS
Ainda não é comprovado se determinados ingredientes contidos nos cremes anti-estrias são realmente capazes de preveni-las, mas estudos sugerem que possam diminuir o tamanho e extensão das lesões.
PÓS-PARTO
No pós-parto, alguns tratamentos clássicos para estrias, como o ácido retinóico e os peelings continuam contra-indicados em caso de amamentação.
LASERS
Em caso de estrias vermelhas, eu indico o início das sessões de laser o quanto antes, pois o aleitamento não é contra indicação e, nesse momento, há a real chance de eliminá-las.
ULTRASSOM MICROFOCADO
Se há flacidez associada, o ultrassom microfocado pode ser incluído no plano de tratamento pós-parto para a melhora de toda a região acometida.
Já as estrias brancas não são eliminadas, mas o aspecto pode melhorado com os ser tratamentos. Por isso, se elas ainda estão vermelhas, não hesite em tratá-las o quanto antes!