
A medicação que é uma grande aliada na missão do tratamento da acne, também conhecida como Roacutan (nome da marca), já foi muito polêmica e, até hoje, há pessoas resistentes ao uso. Com certeza, não é um remédio para todos os pacientes com acne, mas quando bem indicada, e com o acompanhamento adequado, é uma opção muito interessante.
Indicada principalmente para acne inflamatória grave, com formação de nódulo e cistos ou que acomete diferentes áreas corporais. Também é indicada em casos não tão intensos mas nos quais as lesões levam à formação de cicatrizes. A realização de exames laboratoriais ao longo do tratamento é fundamental, conferindo segurança ao uso. Então lembrando: é uma medicação que só deve ser usada em acompanhamento médico.
O risco mais temido é o de malformação fetal quando ocorre gravidez durante o tratamento em mulheres. Por isso, o uso de mais de um método contraceptivo é obrigatório.
Atualmente, há respaldo científico para o uso de doses menores e tempo de tratamentos mais curtos, diminuindo os efeitos colaterais. Atualmente, é a única medicação capaz de mudar a história natural da doença, com um impacto muito positivo na vida dos acometidos.
OBS.: Nenhuma marca foi priorizada e não existe propaganda paga de nenhum produto que aparece aqui. São exibidas apenas a título de ilustração.
Fotos Unsplash: @megbagshaw, @tsunamigreen e @austin_wade