procedimentos

A tecnologia do Laser Fracionado Ablativo entrega energia através da formação de microcanais. A ablação remove a porção mais superficial da pele. Com o dano térmico, a pele sã ao redor inicia o processo de reparação e produção de colágeno desde a superfície.

Para quem não quer ou não pode passar por mais tempo de recuperação, temos os lasers não-ablativos, que por serem menos potentes, demandam mais sessões. Defina com seu dermatologista qual tecnologia é mais adequada à sua rotina.

São lasers fracionados ablativos, o CO2 fracionado e o laser Erbium 2940. Estão disponíveis outros tipos de lasers com outros propósitos, como os picolasers, os para depilação, entre outros.

A indicação do tratamento requer uma avaliação detalhada e seu sucesso depende de uma boa relação médico-paciente. Isso significa: um correto entendimento dos cuidados necessários por parte do paciente; a experiência do médico dermatologista para realizar o tratamento; e, uma comunicação direta entre ambos, sobre a evolução do pós, para que se tenha confiança no processo e sucesso nos resultados.

A combinação de procedimentos é bastante interessante para um tratamento mais eficaz de determinados problemas dermatológicos. Um plano de ação com diversas abordagens (com procedimentos ou não) é quase sempre necessário.

INDICAÇÕES

São indicados para rejuvenescimento, com melhora de rugas finas, pigmentação e firmeza da pele, podendo ser realizado na face, colo, pescoço, braços e mãos. 

Também são indicações para tratamentos de cicatrizes, quer sejam traumáticas, pós-operatórias ou de acne, de estrias vermelhas, suavização de estrias brancas, além de serem a preferência para a realização de drug delivery.

Por drug delivery entende-se que, pelos micro canais, é possível entregar medicamentos mais profundamente na pele. 

APÓS O PROCEDIMENTO

Este é um tratamento que requer uma série de cuidados após a realização e um tempo de recuperação. O afastamento das atividades dura em média de 3–5 dias. Nos dias que se seguem ao procedimento a pele fica vermelha, inchada e pode haver uma sensação de calor.

A proteção solar é fundamental!

Lembrando: o procedimento só deve ser realizado por um médico dermatologista experiente, capaz de prevenir e tratar possíveis complicações e que ofereça segurança as incertezas do paciente no pós-procedimento.

OBS.: Algumas imagens foram retiradas do site de fabricantes/representantes dos aparelhos a título de ilustração, contudo este post não foi patrocinado e não existe propaganda paga aqui.

Fotos Freepik: @wavebreakmedia_micro, @pressfoto, @lifeforstock e @brgfx

Foto Pexels: Önder Örtel