As melanoses solares são MANCHAS que muitos chamam de manchas senis, por surgirem mais frequentemente a partir dos 50-60 anos. Mas, uma pessoa com genética susceptível e que se expõe ao sol com muita intensidade e freqüência pode ter melanoses em idades mais jovens. A sua presença em maior número confere um aspecto mais envelhecido à pele e, portanto, o seu tratamento é bastante procurado.

As manchas são comuns nas regiões expostas ao sol, como face, colo, pescoço, dorso das mãos, braços e ombros. são decorrentes do efeito cumulativo da radiação ultravioleta. Assim, mesmo que atualmente você não se exponha ao sol, elas surgem em decorrência da exposição no passado. 

Diferente do melasma, as melanoses RESPONDEM MAL aos cremes e ácidos clareadores. Porém RESPONDEM BEM aos procedimentos, como lasers, luz pulsada, peelings, crioterapia e eletrocoagulação.

O tratamento serve para clarear as manchas presentes naquele momento, mas NÃO IMPEDE o surgimento de novas manchas. Assim, é frequente a necessidade de realizar sessões ao longo da vida.

Fotos Freepik: @awesomecontent, @kroshka__nastya, @prostooleh e @rawpixel.com
Vetores Noun Project / Creative Commons: Prashanth Rapolu
Algumas imagens foram retiradas da internet, a título de ilustração da doença.