
O conteúdo a seguir foi criado com intuito informativo e não para criar ansiedade ou pânico diante de qualquer lesão de pele. Servem para alertar sobre a importância de não se menosprezar a avaliação e o acompanhamento pelo dermatologista.
Na maioria das vezes, a lesão de pele é limitada à pele, mas… As lesões de pele PODEM SER um indício de doença sistêmica. Ex.: acne PERSISTENTE e com determinados padrões de distribuição pode ser uma pista para o diagnóstico de alterações hormonais ovarianas ou das glândulas supra renais.
Doenças autoimunes do tecido conjuntivo como lúpus e esclerodermia podem ser limitadas à pele ou podem acometer diversos órgãos, manifestando-se com manchas na pele. Algumas infecções de pele, ou pelo tipo de microorganismo ou pela forma de manifestação, podem sinalizar uma baixa no sistema imunológico.
A ocorrência de lesões na pele ou unhas ou queda de cabelo podem indicar que o tratamento de uma doença sistêmica não está sendo suficiente e precisa ser ajustado. Ex.: diabetes, alterações de tireoide. Até mesmo tumores sistêmicos podem ter manifestações na pele, que podem ajudar no diagnóstico ou sinalizar para complicações.
Portanto, evite a automedicação. e diante de um quadro persistente, consulte um dermatologista. Ele é o profissional habilitado para a detecção de lesões cutâneas que vão além da pele.