A tendência geral das pessoas com pele oleosa ou acneica é, antes mesmo de agendar uma consulta com o dermatologista, iniciar o uso de um sabonete anti-oleosidade. E sim, eles ajudam mesmo a regular a secreção sebácea e retirar o brilho excessivo da pele.

Porém, pacientes em tratamento para acne (ácidos ou com medicações orais) não toleram sabonetes muito adstringentes. Acabam por atribuir a irritação da pele aos ácidos, porém o problema pode ser um sabonete inadequado.

o que o sabonete contenha ativos que não agridam a barreira cutânea e tenham ação hidratante.

Pacientes com pele sensível não toleram sabonetes que para muitos não incomodam. Fragrâncias, ativos com ação detergente potente, álcool, parabenos, são ingredientes que podem ser irritativos. Além de não conter esses compostos, sabonetes para esse tipo de pele, possuem ingredientes calmantes.

O sabonete pode ser para rosto e corpo o que traz uma economia de tempo e dinheiro. Fica fácil perceber que sabonete não é tudo igual. A sua função básica de limpeza deve ser feita em conformidade com o seu tipo de pele. Converse com um especialista se tiver dúvida.